A doença celíaca é uma condição autoimune em que o consumo de glúten – proteína presente em cereais como trigo, centeio e cevada – desencadeia reações severas no organismo. Os sintomas vão de desconfortos digestivos a danos no intestino, prejudicando a absorção de nutrientes essenciais.
A deficiência prolongada pode agravar riscos de problemas como osteoporose, anemia e até doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Por isso, eliminar o glúten da dieta é fundamental para os celíacos.
Mas, se há alguns anos a doença era sinônimo de uma alimentação monótona e sem sabor, felizmente isso vem mudando muito.
Graças a substituições criativas é possível reinventar pratos clássicos com o mesmo sabor e textura incríveis. O nhoque de batata com tapioca é uma dessas. Vamos para a receita?
Ingrediente
- ½ xícara de goma de tapioca hidratada
- 2 xícaras de batata (doce ou inglesa) cozida e amassada
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sobremesa) de manjericão seco
- 3 colheres (sopa) de azeite
Modo de Preparo
- Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea (aproveite para relaxar com as mãos na massa!).
- Modele bolinhas no tamanho de sua preferência e cozinhe em água fervente. Assim que as bolinhas flutuarem, estão prontas.
- Para um toque especial, grelhe os nhoques na manteiga e sirva com seu molho favorito: um clássico de tomate ou uma bolonhesa bem caprichada.
Esse prato é prático, delicioso e prova que adaptar receitas tradicionais pode ser mais fácil – e gostoso – do que parece!